Incêndios | Viseu e Coimbra
Fernando Araújo visita hospitais nos quais estão vários feridos.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, visitou na manhã de segunda-feira, dia 16 de outubro, o Hospital de Viseu, para se inteirar do estado dos vários feridos graves hospitalizados devido aos incêndios que atingem a região. Perante o panorama que se vive no país, Fernando Araújo deslocou-se ainda ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), para acompanhar a situação e apurar a dificuldades das pessoas que estão internadas.
«A nossa principal preocupação nesta fase são os queimados. Temos cerca de 25 queimados e os mais graves foram transferidos para as unidades do São João, Prelada, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Centro. Ainda temos, neste momento, 11 queimados mais ligeiros em Tondela-Viseu», declarou o Secretário de Estado.
Depois de ter reunido no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Fernando Araújo explicou que, destes 11 queimados, três serão avaliados nas próximas horas, de forma que seja decidido se vale a pena transferi-los para unidades de queimados de hospitais centrais.
«Há também outros feridos com patologias respiratórias e cardíacas, que precisam de cuidados urgentes e a quem daremos agora toda a atenção», acrescentou.
Fernando Araújo aproveitou ainda para endereçar os pêsames às famílias dos cidadãos que faleceram «nesta terrível calamidade», para além de cumprimentar as vítimas hospitalizadas e todos aqueles que perderam os seus pertences.
Aos profissionais de saúde transmitiu também uma palavra de reconhecimento.
